Em 1995, no estado de Iowa, conhecido por criação de porcos e produção de milhos, surgia o Slipknot. Essa banda foi formada por nove membros que usavam máscaras e vestuário vermelho ou branco, feitos por eles próprios. A intenção deles era passar como se fossem uma entidade fora do normal, onde ninguém se importasse com suas pessoas, nem nomes ou rostos, só com a música. O som era uma mistura de Hip Hop e Death Metal, ou então segundo eles "L.A. Neo-Metal". O Slipknot se conheceu em um lugar chamado "Runaway", o único lugar da cidade que aceitava música pesada. Juntando os membros da banda de thrash local chamada "Body Pit" (Paul e o Mick) com os da banda "Motividius" (Shawn, Joey e o Craig) nasceu o SlipknoT, que em pouco tempo já estava tocando aos domingos no Runaway.
Em 1996, os Slipknot começaram a tocar no bar "Safari", que mais tarde ficou com Shawn. Um tempo depois, eles encontraram Corey Taylor, que trabalhava num sex shop no centro da cidade natal deles, Des Moines. Conseguiram definir a seguinte formação: Sid Wilson (DJ), Joey Jordison (bateria), Paul Gray (baixo), Chris Fehn e Shawn Crahan (percussão), James Root e Mick Thomson (guitarras), Craig Jones (samplers) e Corey Taylor (vocais). A partir disso, eles gravaram seu primeiro álbum, chamado "Mate Feed Kill Repeat".
Em 1997, o disco foi distribuído apenas nos locais em que o grupo se apresentava e foram feitas apenas mil cópias. A repercussão, desse disco foi boa, tanto pelo som quanto pelo visual estranho. Com isso o Slipknot foi ganhando popularidade e vários lugares para tocar.
Em 1999, com a ajuda de Ross Robinson (produtor do Sepultura, Korn, Limp Bizkit), a banda conseguiu um contrato com a gravadora Roadrunner. Após disso gravaram no Estúdio Indigo Ranch (Malibu), o segundo álbum chamado "Slipknot". O disco mistura vocais etc, etc. Só nos Estados Unidos a banda vendeu cem mil cópias do álbum em apenas quatro semanas.
Em 2000, ouve turnê do disco "Slipknot" com a banda canadense Kittie por várias cidades dos Estados Unidos.
E em 2001 em maio a banda se apresentou com máscaras novas em Lisboa para um público de cinco mil pessoas, onde tocaram quatro músicas novas. No final de agosto saiu "Iowa", o novo álbum do Slipknot, com catorze faixas. Eles juntamente com System Of A Down turnê conjunta chamada "Pledge Of Allegiance Tour" para promover seus novos discos